GCSP-IMT

Sejam bem vindos ao GCSP-IMT, um programa para estudantes de Engenharia, Design e Administração do IMT.

A Academia Nacional de Engenharia dos EUA, a NAE, apresentou em 2008 uma visão ambiciosa do que a Engenharia e outras profissões precisam entregar a todas as pessoas do Planeta Terra, ao longo do século 21, para assegurar a: "a continuidade da vida no Planeta, tornando nosso mundo mais (i) sustentável, (ii) saudável, (iii) seguro e (iv) agradável de viver".

Essa visão encerra 14 objetivos que a NAE denominou de GRANDES DESAFIOS DA ENGENHARIA, que se enquadram nas quatro grandes áreas descritas acima e que podem ser vistos aqui:

http://www.engineeringchallenges.org/challenges.aspx

Para que os Engenheiros e outros Profissionais fossem formados com as competências necessárias para atacar com sucesso os grandes problemas da humanidade no Século XXI, a NAE lançou o Projeto de GRANDES DESAFIOS PARA ESTUDANTES, através do qual estimula e homologa programas de Instituições de Ensino Superior capazes de permitir o desenvolvimento dessas competências em seus estudantes. Assim a NAE assegura que esses profissionais, ao chegarem ao mercado de trabalho, estarão em condições de enfrentar os GRANDES DESAFIOS DA ENGENHARIA.

O Programa de Grandes Desafios para Estudantes - IMT é afiliado ao Projeto GRANDES DESAFIOS PARA ESTUDANTES da NAE e utiliza uma combinação de atividades curriculares e extra curriculares do IMT, ligadas por um tema comum de projeto, para desenvolver no aluno as 5 competências que a NAE e o IMT entendem ser chaves para capacitar os alunos para a resolução dos GRANDES DESAFIOS DA HUMANIDADE.

Os estudantes selecionados para o Programa, provenientes de todos os cursos do IMT, escolherão um tema central de projeto (Grande Desafio) e indicarão mentores que irão montar com cada um deles seus Programas GCSP-IMT individuais e acompanhá-los até o final de todas as atividades. Todo estudante bem sucedido no Programa será reconhecido com um diploma "GCSP-Scholar" do IMT e outro da NAE (Academia Nacional de Engenharia dos EUA).

O programa GCSP-IMT tem como objetivo principal desenvolver 5 competências no estudante que vão empoderar o estudante para realizar transformações de grande impacto potencial durante sua vida profissional futura:

  • Competência Técnica

  • Competência de Multidisciplinaridade.

  • Competência de Viabilidade Econômica e Empreendedorismo.

  • Competência de Multiculturalidade.

  • Competência de Consciência Social.

A competência técnica é desenvolvida quando o estudante realiza um projeto de pesquisa mentorado, feito em grupo ou individualmente, dentro de um dos temas de Grandes Desafios do IMT.

A competência técnica de multidisciplinaridade é essencial para capacitar o estudante a resolver Grandes Desafios e aparecem quando o estudante é forçado a trabalhar na fronteira de disciplinas de Engenharia (vários cursos), Design, Administração e outras.

A competência de Viabilidade Econômica e Empreendedorismo é chave para que o estudante seja capaz de traduzir suas ideias em invenções e inovações através de um modelo de negócio viavel. O estudante deve ser capaz também de prever os desafios para aumentar a escala das soluções propostas para a escala Global.

A competência de Multiculturalidade é a consciência desenvolvida no aluno, via experiências domésticas ou no exterior, para entender as implicações multiculturais de um dos Grande Desafios do IMT. Ela é necessária para se trabalhar de forma eficaz em um mundo cada vez mais interdependente.

A competência de Consciência Social é importante pelo fato de que o trabalho desenvolvido para o benefício de outros é considerando a base da sociedade civil. Ela pode ser desenvolvida pela participação em experiências que aumentem a consciência do estudante sobre as necessidades sociais existentes e o motivem a usar seu conhecimento técnico e multidisciplinar para propor soluções viáveis e sustentáveis para esses problemas.


O programa poderá ser cumprido pelos alunos do IMT através da montagem de um conjunto de atividades curriculares , co-curriculares e extra-curriculares, que será feito conjuntamente pelo aluno admitido no programa e pelo seu Mentor. O programa envolverá a determinação de Eletivas/Minor, atividades sociais, PAEs, pesquisa e TCC ligados ao tema escolhido, direta ou indiretamente.

Além da dedicação pessoal do estudante nas atividades sociais relacionadas, não são esperadas horas adicionais de disciplinas, PAEs, etc. de forma que não haverá acréscimo de carga horária significativa ao aluno, apenas o alinhamento e coordenação entre o que é oferecido, para maximizar as chances de desenvolver as competências necessárias.


Os estudantes interessados no GCSP-IMT devem escolher um projeto de seu interesse dentro da lista de Grandes Desafios do IMT, em arquivo disponível nesta seção.

O projeto escolhido irá acompanhar o Programa dos estudantes do começo ao fim, ajudando-os não apenas no desenvolvimento das competências técnico-criativa e de multidisciplinaridade, próprias da pesquisa, mas também assegurando alinhamento e continuidade de todas as atividades que comporão seu Programa.

Nos arquivos abaixo o estudante irá encontrar a lista de Grandes Desafios para Estudantes, do IMT, que é atualizada periodicamente com novos Desafios e que lista também os Mentores da Instituição que estão dispostos a orientar Programas sob esse tópico.

A escolha do Desafio já indica quais são os mentores disponíveis para a montagem do Programa e acompanhamento do estudante até o finar do Programa.

Caso o aluno opte por pesquisar os Desafios com base nos mentores, há uma tabela de mentores versus Desafios, para essa finalidade.

Os mentores escolhidos pelos estudantes poderão ser de vários Cursos e poderão ou não ser os pesquisadores principais de cada Desafio IMT. A única restrição é que o nome do escolhido esteja associado ao Desafio na tabela. Em caso de dúvidas, consulte o Coordenador do seu Curso ou contate um membro do Comitê GCSP-IMT.


Nesta seção apresentamos o Manual do Aluno GCSP - IMT. Aqui serão apresentadas informações gerais para os alunos admitidos no programa, incluindo:

  • definições sobre o GCSP e NAE;

  • inscrição e admissão;

  • atividades a serem cumpridas pelo alunos e informações sobre a mentoria;

  • obrigações e benefícios para alunos participantes no programa.

Para informações mais detalhadas acesse o Manual

Mais informações