Contabilidade Gerencial


Codigo Carga Horária
T E L/P CHT
ADM351 4 0 0 80

Ementa

Terminologia em custos (indústria, comércio e serviços), custeio por absorção, rateio em custos, valorização dos estoques, classificação em custos (receitas, custos, despesas, investimentos, ganhos e perdas), sistemas de acumulação em custos (custeio por ordem e produção contínua), departamentalização em custos, custos diretos e indiretos, custos fixos e variáveis, contabilidade de ganhos. Ponto de equilíbrio (contábil, econômico e financeiro), margem de contribuição bruta e líquida, relação de custo, volume e lucro, alavancagem (operacional e financeira), estratégia empresarial na formação do preço, os cinco C's na formação de preços, decisão sobre preços de venda (método do mark up desejado, método de investimento, método de custo), tributos indiretos e diretos, efeitos financeiros na formação de preços.

Descrição

A Contabilidade gerencial (também conhecida como gestão ou contabilidade de custos) é diferente de contabilidade financeira, na medida em que produz relatórios para o público interno da empresa, ao contrário de partes interessadas externas. O resultado da contabilidade gerencial é relatórios periódicos para por exemplo, gerentes de departamento da empresa, diretor executivo etc. Relatórios de contabilidade gerencial, muitas vezes, incluem relatos detalhados de recursos financeiros disponíveis, a recente geração de receitas de vendas, o estado atual das contas da organização a pagar e receber etc. As informações da contabilidade gerencial são muito diferentes daquelas processadas e fornecidas pela contabilidade financeira em uma série de maneiras. Primeiro de tudo, enquanto os relatórios de contabilidade financeira tendem a basear-se em dados históricos, relatórios da contabilidade gerencial são essencialmente voltados para o futuro; geralmente confidenciais e apenas para uso interno, ao contrário de demonstrações contábeis financeiras que são publicamente divulgadas.

Responsável

Foto Professor

Ricardo Balistiero

Mais Informações

Docentes

Foto Professor

Norberto Giuntini

Mais Informações

Bibliografia

Básica

  • MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 6. ed. São Paulo, SP: Atlas, 1998. 388 p.
  • PADOVEZE, Clóvis Luís. Curso básico gerencial de custos. 2. ed. São Paulo, SP: Pioneira Thomson, 2006. 410 p
  • RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade de custos: fácil. 5. ed. São Paulo, SP: Saraiva, 1997. 223 p.

Complementar

  • COGAN, Samuel. Custos e preços: formação e análise. São Paulo, SP: Pioneira Thomson Learning, 2002. 157 p.
  • HIRSCHFELD, Henrique. Engenharia econômica e análise de custos: aplicações práticas para economistas, engenheiros, analistas de investimentos e administradores. 5. ed. São Paulo, SP: Atlas, 1992. 465 p.
  • HORNGREN, Charles T; FOSTER, George; DATAR, Srikant M. Contabilidade de custos. Trad. de José Luiz Paravato; rev. téc. de Luiz Henrique Baptista Machado. 9. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2000. 717 p.
  • IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARION, José Carlos. Curso de contabilidade para não contadores: para as áreas de administração, economia, direito e engenharia. São Paulo: Atlas, 1998. 282 p.
  • PERES JR., José Hernandez; OLIVEIRA, Luís Martins de; COSTA, Rogério Guedes. Gestão estratégica de custos: exercícios. São Paulo, SP: Atlas, 2001. 212 p.