Tópicos de Túneis e Estruturas Subterraneas


Codigo Carga Horária
T E L/P CHT
ETC516 0 2 0 40

Ementa

Introdução aos diferentes tipos de túneis e estruturas subterrâneas. Estratégias de investigação geológica-geotécnica para fins de empreendimentos com túneis e estruturas subterrâneas. Estudo da seção do túnel com base em sua finalidade. Estudo dos métodos construtivos e métodos de escavação aplicáveis, considerando o comportamento induzido do maciço e sua interação com a estrutura de suporte. Conhecer os mecanismos de instabilidade e as deformações e tensões do maciço induzidas pelas escavações. Estudo do condicionamento do maciço para as escavações. Conhecer sistemas de rebaixamento do lençol freático e de esgotamento de águas de infiltração, bem como seus possíveis impactos. Conhecer o controle e monitoramento das escavações e estudo de seus possíveis impactos na superfície e estruturas lindeiras à escavação. Conhecer as medidas de sustentabilidade de empreendimentos que envolvem túneis e estruturas subterrâneas.

Descrição

A disciplina tem o objetivo de introduzir e contextualizar os alunos de graduação em obras subterrâneas que envolvem a instalação de túneis ou estruturas subterrâneas cada vez mais presente na atividade profissional dos engenheiros civis que atuam no segmento de infraestrutura. A concentração populacional em centros urbanos segue uma trajetória crescente em todos os continentes, o que tem demandado o uso do espaço subterrâneo para os mais diversos fins econômicos, sociais e ambientais. O aluno ao final do curso terá a capacidade de compreender as possibilidades do uso de túneis e estruturas subterrâneas, os aspectos que são intervenientes a estes tipos de construção e seus impactos no entorno direto e indireto, e os principais métodos de construção e escavação para estes. Este ferramental propiciará ao futuro engenheiro a competência de analisar e interpretar soluções que envolvam o uso do espaço subterrâneo e interagir em empreendimento multidisciplinar que envolvam túneis ou estruturas subterrâneas.

Responsável

Foto Professor

Fabio Selleio Prado

Mais Informações

Bibliografia

Complementar

  • DAS, Braja M. Fundamentos da engenharia geotécnica. [Principles of geotechnical engineering]. 7. ed. São Paulo, SP: Cengage Learning, 2012. 610 p. ISBN 139788522111121.
  • FERNANDES, Manuel de Matos. Mecânica dos solos: conceitos e princípios fundamentais. São Paulo: Oficina de Textos, c2016. v. 1. 448 p. ISBN 9788579751806.
  • FERNANDES, Manuel de Matos. Mecânica dos solos: introdução à engenharia geotécnica. São Paulo: Oficina de Textos, c2014. v. 2. 576 p. ISBN 9788579751288.
  • HACHICH, Waldemar, ed. Fundações: teoria e prática. 2. ed. São Paulo, SP: Pini, 1998. 751 p. ISBN 85-7266-098-4.