Notícias

Professora do curso de Design do IMT e doutoranda de Arte da Universidade de Sevilha participam da exposição na Espanha: ASTER>ARTE^CIENCIA

A exposição reúne obras que propõem sinergia entre arte, ciência, tecnologia e sociedade.

São Paulo, junho de 2023 – A doutora Agda Carvalho, artista e professora do curso de Design do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) e a doutoranda Helena Hernández Acuaviva, do Curso de Arte e Patrimônio, da Universidade de Sevilha, que realiza estágio pelo “Program for Research Internship” (IMT), realizam obra de arte colaborativamente que integra a exposição ASTER>ARTE^CIENCIA.

A professora supervisiona o estágio da doutoranda junto ao Grupo de Pesquisa LabDesign, atrelado ao projeto "Design for Smart Wearables", coordenado por Agda, no IMT, durante maio e junho de 2023.

O trabalho artístico intitulado "Sesgos y traducción automática" (Vieses e tradução automática) foi inspirado no encontro híbrido de duas mulheres pesquisadoras de continentes diferentes, inicialmente on-line e posteriormente presencial no Instituto Mauá de Tecnologia. “Portanto, trata-se de uma obra que aborda a dificuldade de relacionamento técnico-científico entre pessoas de diversas partes do mundo, e destaca os diferentes recursos e aplicações de ferramentas com Inteligência Artificial (IA), apesar de contar com grandes avanços no mundo tecnológico”, declara Agda.

A obra critica os controversos vieses que há nos aplicativos e ferramentas com Inteligência Artificial, especificamente os erros nas traduções automáticas. A proposta inspirou-se na Semente Científica 13 - “Human and Machine Behaviour: HUMAINT” criada pelas cientistas Dr.ª Emilia Gómez Gutierrez, Dr.ª Isabelle Hupont Torres e Marina Escobar Planas, que atualmente trabalham na Comissão Europeia, Centro de Pesquisa Conjunta, no projeto HUMAINT” (https://ai-watch.ec.europa.eu/humaint_en).

A exposição ASTER>ARTE^CIENCIA, composta por 15 obras,  foi organizada pelas diretoras do Projeto ASTER e está montada na Fundação Arejadores (ES). A exposição é o resultado do encontro HackSciArt (hackaton), enfocado em IA e meio ambiente, realizado pelo projeto ASTER, em 23, 24 e 25 de janeiro de 2023, na Escola Técnica Superior de Engenharia Informática (ETSII) da Universidade de Sevilha.

Participaram do evento mais de 30 artistas, cientistas, engenheiros e tecnólogos, com o objetivo de criar obras de arte inspiradas na ciência, de forma criativa e inovadora. Ou seja, propôs-se uma investigação inter e transdisciplinar que permitiu o desenvolvimento de ferramentas e metodologias de trabalho colaborativo.

O projeto ASTER (“ASTER Promoting Art-Science-Technology-Engineering Research by using collaborative methodologies and tools” - aster.us.es) é composto por 26 pessoas, entre investigadores, colaboradores e técnicos de diversas áreas de conhecimento. Ele é coordenado pelas professoras Dr.ª Rocío García Robles e Dr.ª Áurea Muñoz del Amo, da Universidad de Sevilla.

A exposição tem uma projeção internacional, já que uma seleção das obras será exibida no Ars Electronica Festival 2023 (Linz, Áustria). A partir dessa colaboração entre as artistas, o curso de Design, por intermédio da professora Agda e da doutoranda Helena, começa a abrir caminhos com ótimas perspectivas de internacionalização.

Deve-se observar também que a Dr.ª Agda Carvalho co-coordena a linha de pesquisa “Criação em Arte Ciência” do “Grupo Internacional e Institucional de Pesquisa em Arte, Ciência e Tecnologia (GIIP) ”, alocado no Instituto de Artes da Unesp (SP), onde a doutoranda Helena Hernández Acuaviva também está integrada. As duas artistas conheceram-se por meio dessa conexão entre os grupos de pesquisa e parceria institucional. O projeto artístico conjunto (um dos objetivos da bolsa de pesquisa de Helena: "Mobilidade entre Universidades Andaluzas e Iberoamericanas 2023", oferecida pela AUIP e Universidades Andaluzas), que mais tarde resultou em conexões entre a IMT e a Unesp.

Estágio na Mauá

Por meio de convênio com instituições de fora do País, com projetos, professores estrangeiros, pesquisas e intercâmbios, o IMT oferece diferentes possibilidades de internacionalização a seus alunos, assim como recebe estudantes para realizar pesquisa e estágio. Esse é o caso de Helena.

A doutoranda declara que estagiar na Mauá está sendo uma grande oportunidade, muito enriquecedora para realizar investigações, discussões e experimentações práticas. “As instalações da instituição e do LabDesign estão sendo fundamentais para colaborar no processo criativo, além de proporcionar oportunidades para aprender e compartilhar as minhas experiências. Quero destacar o prazer em trabalhar com a professora Agda, pois traz a possibilidade de novos métodos e visões culturais para enriquecer as minhas pesquisas e os meus trabalhos artísticos”, diz.

Ficha técnica da obra

Título: "Sesgos y traducción automática"

Autoria: Helena Hernández Acuaviva, Agda Carvalho.

Componentes: Vídeo #1 (1:29 min) e Vídeo #2 (1:51 min)

Imagens: câmera Canon EOS Rebel T6i, D-ID y Première Pro 2021.

Áudios: Google Docs com Smart Recorder e texto extraído do Think Big Telefónica. Sevilla- São Paulo, 2023.

Informações para a imprensa - RPMA Comunicação

Assessoria de Imprensa do Instituto Mauá de Tecnologia

Giovanna Favero – (11) 94033-1756
giovanna.favero@rpmacomunicacao.com.br

Claudio Monteiro – (11) 98970-4477
claudio.monteiro@rpmacomunicacao.com.br