Segundas-feiras, das 19h às 22h30 e Sábados, das 8h30 às 12h
Objetivo
Desenvolver habilidades e competências para que os alunos possam atuar de maneira estratégica na gestão das operações e na liderança de equipes em diversos tipos de organizações.
Público-Alvo
Profissionais já graduados e que desejam adquirir, atualizar ou aprimorar conhecimentos relacionados à gestão de equipes e melhoria de processos industriais.
Carga Horária
120Os valores correspondentes aos descontos por períodos serão concedidos de acordo com a data de pagamento da taxa de Reserva
Até 31 de outubro R$ 1.335,00
Até 30 de novembro R$ 1.420,00
Até 31 de dezembro R$ 1.510,00
Após 31 de dezembro R$ 1.780,00
Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2022: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)
Descontos somente sobre as 05 parcelas.
Matricula + 5 parcelas de R$ 1.780,00*
Condições especiais para ex-alunos, grupos e empresas conveniadas
*Investimento por módulo (120 horas)
O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.
Introdução ao pensamento da inovação: Design Thinking. A imersão, definição, ideação, prototipação e testes. O universo de tendências da moda. A coloração e a cosmética. Metodologias, processos e ferramentas.
A disciplina procura analisar as principais variáveis da economia, tais como moeda e inflação, estruturas de mercado, a influência da taxa de câmbio nos preços, a importância da taxa de juros para o crédito, política fiscal e monetária, análise econômica de empresas, o cenário macroeconômico internacional e sua influência sobre o ambiente de negócios, além da discussão sobre a formação de preços, da oferta e demanda de recursos e a aplicação do conceito de elasticidade
Fundamentos de ESG. ESG e sua aplicação em gestão organizacional. Tripé de ESG (TBL). Visão dos gestores em relação à relevância de ESG. Economia circular versus economia linear. Como agregar valor por meio de ESG. ESG e Brand Equity.
O objetivo dessa disciplina é apresentar e discutir estratégias competitivas empresariais e a construção de vantagens que permitam à organização enfrentar as forças concorrenciais do mercado. Também será trabalhado a aplicação dos conceitos abordados em aula para a construção de um plano estratégico pessoal
Nesta disciplina iremos apresentar e aplicar as principais ferramentas técnicas para o desenvolvimento das habilidades e competências das equipes de trabalho na busca da excelência, além de praticar a aplicação dessas ferramentas por meio de estudo de caso.
O objetivo da disciplina é desenvolver habilidades e competências para que os alunos possam gerenciar os conceitos de qualidade de forma estratégica, abordando aspectos relacionados à melhoria de processos tais como: evolução dos conceitos de qualidade, estratégia Seis Sigma, Lean Manufacturing, planejamento de experimentos e controle estatístico de processos.
A disciplina tem como objetivo principal capacitar os participantes na prática da liderança, e para isso serão apresentadas, discutidas e exercitadas as principais competências em liderança, tais como: comunicação, trabalho em equipe, gestão de pessoas, além de trabalharmos o autoconhecimento, por meio de ferramentas de assessment utilizadas pelas principais empresas do mercado.
A disciplina aborda os seguintes conceitos: a) Marketing e mercado; b) Gestão B2B/B2C e estratégias de mercado: aspectos técnicos, práticos e psicológicos da construção de marca, agregação de valor e diferenciação pelos serviços, análise conceitual e técnica do ciclo de vida dos produtos e variáveis relacionadas às percepções dos consumidores; c)Identificação do modelo de negócio inicial para o lançamento de novos produtos, estrutura de custos, precificação e análise de viabilidade aplicando a estrutura de uma demonstração de resultado do exercício (DRE) e retorno sobre o investimento (Payback).
Os 9 (nove) Modelos de Gestão: Gestão Democrática, Gestão Meritocrátrica, Gestão com Foco em Resultados, Gestão com Foco em Processos, Gestão Autocrática, Gestão por Cadeia de Valor, Gestão por Desempenho, Gestão Comportamental, Gestão por Competências; Centralização x Descentralização; O Estrututralismo: a escala e o controle; Tipologias de Estruturas Organizacionais: Estruturas Funcionais, Estruturas Divisionais, Estruturas Multidivisionais (M), Estruturas em Holding (H), Estruturas Matriciais, Estruturas por Projetos, Estruturas Relacionais (Virtuais), Estruturas Orientadas a Processos e Estruturas Híbridas; Modos de organização do trabalho: linha de produção; ordem de trabalho; pool de recursos; células de trabalho; compartilhamento de recursos; Definindo a melhor Estrutura Organizacional.
Nessa disciplina serão abordados os conceitos de planejamento estratégico e a gestão estratégica nas organizações. O planejamento será tratado em um formato de gestão operacional, tática e estratégica. Serão tratados os conceitos de medição de desempenho organizacional por meio de indicadores, Key Goal Indicators KGIs e Key Performance Indicators KPIs e os modelos de relacionamentos baseados em Balance Score Card BSC.
Possui MBA pela Warwick Business School/UK e com mestrado em Administração pela PUC/SP. Leciona Estratégias de Marketing na Pós Graduação no Insper e Empreendedorismo e Marketing na Graduação do Instituto Mauá de Tecnologia. Tem vinte e cinco anos de experiência profissional adquirida em empresas multinacionais como Gerente de Marketing na Unilever, Country Manager na Walt Disney Parks & Resorts e Diretor de Marketing na Accenture. Em 2004 foi convidado a participar do 'start up' do Burger King no Brasil com o desafio de construir uma nova marca a partir do zero. Na passagem pela divisão de Parques Temáticos da Disney conquistou no ano 2000 o prêmio Odyssey Awards da Travel Industry Association of America pela melhor campanha de marketing internacional ao consumidor com o Show da Disney no Rio “Millennium Laser Show.”
Engenheiro eletricista. Mestre em Gestão da Qualidade pela Unicamp. MBA em Negócios de Energia pela Fundação Dom Cabral e Desenvolvimento de Lideranças pela University of Virginia. Atuou no setor elétrico em cargos Gerenciais e Executivos.
Doutor em Administração pela USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Mestre em Administração (USCS) e Bacharel em Administração (IMES, atual USCS). Consultor na área de Gestão de Negócios a mais de 25 anos, desenvolvendo projetos em empresas nacionais e multinacionais. Coordenador do Curso de Engenharia de Produção do CEUN/IMT – Instituto Mauá de Tecnologia e professor convidado dos cursos de Pós-graduação do Centro Paula Souza, da Trevisan Escola de Negócios, da UNICAMP e da Steinbeiz de Berlim. Autor do livro “Gestão da produção e logística” editora Saraiva, 2013.
Pós - graduado stricto sensu em administração de empresas através do curso de Mestrado Acadêmico em Administração desenvolvido pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS realizado no Brasil. Pós - graduado lato sensu em administração de empresas através do curso MBA em Business Administration desenvolvido pela New York University realizado nos Estados Unidos. Professor pleno no Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia em São Paulo - SP. Experiência profissional como executivo em várias empresas privadas de ponta no mercado brasileiro. Nos últimos anos foi executivo da Philips do Brasil exercendo a função de diretor de supply chain management da Business Unit Lighting empresa multinacional de grande porte no Brasil e no exterior.
Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Engenharia Química pela Escola Politécnica da USP. MBA em Gestão Empresarial para Industria Química pela UFRJ. Possui Especialização em Administração Industrial e Engenharia da Qualidade pela Fundação Vanzolini- USP. Mais de 20 anos de experiência Profissional em Indústrias Químicas e Petroquímicas, atuando nas áreas de Gestão Industrial, Melhoria e Segurança de Processos e Gestão da Qualidade. Atua no Instituto Mauá de Tecnologia desde 2012, onde exerce, atualmente, a função de coordenador do curso de Engenharia Química.
Arquiteta e urbanista e arte-educadora com mestrado e doutorado pela USP. Atualmente é Diretora de Pesquisa e Inovação do Portal de Tendências. Realizou inúmeros cursos na Universidade de Harvard (EUA), Universidade de Montreal (Canadá), Universidade de Salamanca (Espanha) e na SUNY (EUA), Inteligência Artificial pela UNICAMP (SP) e MBA em Neurociência, consumo e marketing (PUC-RS). Faz parte do grupo de pesquisa LabDesign-Mauá e InovaSign - Universidade Federal de Santa Maria. Durante 35 anos realiza projetos de tendências para empresas brasileiras e internacionais. É professora associada do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia.
Doutora e mestre em Administração, com ênfase em Educação Corporativa pelo Centro Universitário FEI, pós-graduada em Consultoria Empresarial pela FIA/USP, graduada em Psicologia pela Universidade Metodista. Especialista em Coaching, Psicoterapia Positiva e Qualificada na ferramenta MBTI - Indicador de Preferências Psicológicas. Professora da pós-graduação (Desenvolvimento Humano, Coaching, Comunicação Interpessoal e Institucional), em instituições de ensino, como o Instituo Maua de Tecnologia, Centro Universitário da FEI, IPOG – Instituto de Pós Graduação de Goiânia,Franklin Covey do Brasil, Fundação Instituto de Administração FIA/USP, UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina, professora convidada da Fundação Getúlio Vargas em cursos in company, Sócia do Integra Desenvolvimento Humano, consultoria empresarial em Recursos Humanos, com foco em liderança e gestão, autoconhecimento e desenvolvimento de pessoas e equipes, comunicação interpessoal e empresarial, coaching pessoal e de grupo.
Doutor em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). É professor e Coordenador do Curso de Administração do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) e atua em projetos com ênfase em cenários econômicos, inflação, crise, taxa de juros, setor público, negócios internacionais e funding de projetos de infraestrutura.
Engenheiro Químico, com 18 anos de experiência em empresas multinacionais e consultorias. Possui MBA e é Lean Seis Sigma Master Black Belt. Já atuo em diversas áreas desde Sistemas de Gestão, Melhoria Contínua, Produtividade e Competitividade, Due Dilligence e Processos de Internacionalização. É professor de MBA e pós graduação desde 2020.