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Início
Março de 2024
Horário

Segundas-feiras, das 19h às 22h30 e Sábados, das 8h30 às 12h

Estratégias em Gestão Industrial

Objetivo

Desenvolver habilidades e competências para que os alunos possam atuar de maneira estratégica na gestão das operações e na liderança de equipes em diversos tipos de organizações.

Público-Alvo

Profissionais já graduados e que desejam adquirir, atualizar ou aprimorar conhecimentos relacionados à gestão de equipes e melhoria de processos industriais.

Carga Horária

120

Matrícula

Os valores correspondentes aos descontos por períodos serão concedidos de acordo com a data de pagamento da taxa de Reserva

Até 22 de maio R$ 1.335,00
Até 20 de junho R$ 1.420,00
Até 20 de julho R$ 1.510,00
Após 20 de julho R$ 1.780,00

Descontos

Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2023: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)

Descontos somente sobre as 05 parcelas.

Investimento

Matricula + 5 parcelas de R$ 1.780,00*
Condições especiais para ex-alunos, grupos e empresas conveniadas

*Investimento por módulo (120 horas)

Taxa de Reserva: R$ 300,00

O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.

São Caetano do Sul

Curso In Company Mais Informações

Coordenador

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Antonio Carlos Dantas Cabral
Doutor em Engenharia de Produção pela USP. Mestre em Food Science - RUTGERS - The State University of New Jersey. MBA em Marketing pela FGV. Engenheiro de Alimentos pela Unicamp. Experiência como gestor de desenvolvimento de sistemas de embalagem em grandes empresas de bens de consumo: Refinações de Milho Brasil, Bunge e Unilever. Participação ativa na criação do Centro de Tecnologia de Embalagem (CETEA) do ITAL, em Campinas. Na Mauá, desde 1989, foi professor e coordenador do curso de Engenharia de Produção e atualmente é coordenador e professor de cursos de Pós-graduação em Indústria 4.0 e Engenharia de Embalagem.

Disciplinas



Design Thinking para o desenvolvimento de produtos e processos
12h
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Design Thinking: conceito e aplicações na identificação de causas e consequências das dificuldades do cotidiano. Uso da ferramenta na busca de alternativas para: a) desenvolver produtos, com o foco em atender aos anseios dos consumidores; b) aprimorar processos, alinhando as operações à estratégia da empresa que, em última análise também é atender aos consumidores. O pensamento fuzzy versus o pensamento linear.  O conhecimento profundo dos produtos e processos como alicerce para a implantação das etapas do processo de Design Thinking. Estudos de casos.

Economia empresarial
12h
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A disciplina procura analisar as principais variáveis da economia, tais como moeda e inflação, estruturas de mercado, a influência da taxa de câmbio nos preços, a importância da taxa de juros para o crédito, política fiscal e monetária, análise econômica de empresas, o cenário macroeconômico internacional e sua influência sobre o ambiente de negócios, além da discussão sobre a formação de preços, da oferta e demanda de recursos e a aplicação do conceito de elasticidade

ESG- Enviromental, Social and Corporate Governance
8h
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Fundamentos de ESG. ESG e sua aplicação em gestão organizacional. Tripé de ESG (TBL). Visão dos gestores em relação à relevância de ESG. Economia circular versus economia linear. Como agregar valor por meio de ESG. ESG e Brand Equity.

Estratégias de empresas
12h
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O objetivo dessa disciplina é apresentar e discutir estratégias competitivas empresariais e a construção de vantagens que permitam à organização enfrentar as forças concorrenciais do mercado. Também será trabalhado a aplicação dos conceitos abordados em aula para a construção de um plano estratégico pessoal

Ferramentas de gestão para o desenvolvimento de equipes
8h
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Nesta disciplina iremos apresentar e aplicar as principais ferramentas técnicas para o desenvolvimento das habilidades e competências das equipes de trabalho na busca da excelência, além de praticar a aplicação dessas ferramentas por meio de estudo de caso.

Gestão da cadeia de suprimentos
12h
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Critérios e indicadores de gestão e governança e análise crítica do papel dos atores nas cadeias de suprimentos. Estratégias e sinergias para distribuir o valor gerado pelas operações de forma equânime entre esses atores. Identificação e análise crítica dos impactos ambientais causados pelas operações na cadeia de suprimentos e apresentação de sugestões para reduzi-los. Estudo de casos.

Gestão de projetos ágeis
8h
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Abordar de maneira prática as metodologias ágeis de gestão de projetos mais utilizadas no mercado, como o Scrum. Foco em desenvolvimento de novos produtos/ processos industriais e em projetos com conhecimento limitado do escopo e ambientes propensos a mudanças.

Gestão estratégica da qualidade para melhoria de processos
16h
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O objetivo da disciplina é desenvolver habilidades e competências para que os alunos possam gerenciar os conceitos de qualidade de forma estratégica, abordando aspectos relacionados à melhoria de processos tais como: evolução dos conceitos de qualidade, estratégia Seis Sigma, Lean Manufacturing, planejamento de experimentos e controle estatístico de processos.

Lideranças de pessoas e equipes
16h
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A disciplina tem como objetivo principal capacitar os participantes na prática da liderança, e para isso serão apresentadas, discutidas e exercitadas as principais competências em liderança, tais como: comunicação, trabalho em equipe, gestão de pessoas, além de trabalharmos o autoconhecimento, por meio de ferramentas de assessment utilizadas pelas principais empresas do mercado.

Marketing: estratégias para definição de mercado e viabilidade econômica de novos produtos
12h
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A disciplina aborda os seguintes conceitos: a) Marketing e mercado; b) Gestão B2B/B2C e estratégias de mercado: aspectos técnicos, práticos e psicológicos da construção de marca, agregação de valor e diferenciação pelos serviços, análise conceitual e técnica do ciclo de vida dos produtos e variáveis relacionadas às percepções dos consumidores; c)Identificação do modelo de negócio inicial para o lançamento de novos produtos, estrutura de custos, precificação e análise de viabilidade aplicando a estrutura de uma demonstração de resultado do exercício (DRE) e retorno sobre o investimento (Payback).

Planejamento estratégico, indicadores de gestão e Balance Score Card
12h
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Nessa disciplina serão abordados os conceitos de planejamento estratégico e a gestão estratégica nas organizações. O planejamento será tratado em um formato de gestão operacional, tática e estratégica. Serão tratados os conceitos de medição de desempenho organizacional por meio de indicadores, Key Goal Indicators KGIs e Key Performance Indicators KPIs e os modelos de relacionamentos baseados em Balance Score Card BSC.

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Afonso Carlos Braga

Possui MBA pela Warwick Business School/UK e com mestrado em Administração pela PUC/SP. Leciona Estratégias de Marketing na Pós Graduação no Insper e Empreendedorismo e Marketing na Graduação do Instituto Mauá de Tecnologia. Tem vinte e cinco anos de experiência profissional adquirida em empresas multinacionais como Gerente de Marketing na Unilever, Country Manager na Walt Disney Parks & Resorts e Diretor de Marketing na Accenture. Em 2004 foi convidado a participar do 'start up' do Burger King no Brasil com o desafio de construir uma nova marca a partir do zero. Na passagem pela divisão de Parques Temáticos da Disney conquistou no ano 2000 o prêmio Odyssey Awards da Travel Industry Association of America pela melhor campanha de marketing internacional ao consumidor com o Show da Disney no Rio “Millennium Laser Show.”

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Arnaldo Silva Neto

Engenheiro eletricista. Mestre em Gestão da Qualidade pela Unicamp. MBA em Negócios de Energia pela Fundação Dom Cabral e Desenvolvimento de Lideranças pela University of Virginia. Atuou no setor elétrico em cargos Gerenciais e Executivos.

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David Garcia Penof

Doutor em Administração pela USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Mestre em Administração (USCS) e Bacharel em Administração (IMES, atual USCS). Consultor na área de Gestão de Negócios a mais de 25 anos, desenvolvendo projetos em empresas nacionais e multinacionais. Coordenador do Curso de Engenharia de Produção do CEUN/IMT – Instituto Mauá de Tecnologia e professor convidado dos cursos de Pós-graduação do Centro Paula Souza, da Trevisan Escola de Negócios, da UNICAMP e da Steinbeiz de Berlim. Autor do livro “Gestão da produção e logística” editora Saraiva, 2013.

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José Carlos Ferrante

Pós - graduado stricto sensu em administração de empresas através do curso de Mestrado Acadêmico em Administração desenvolvido pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS realizado no Brasil. Pós - graduado lato sensu em administração de empresas através do curso MBA em Business Administration desenvolvido pela New York University realizado nos Estados Unidos. Professor pleno no Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia em São Paulo - SP. Experiência profissional como executivo em várias empresas privadas de ponta no mercado brasileiro. Nos últimos anos foi executivo da Philips do Brasil exercendo a função de diretor de supply chain management da Business Unit Lighting empresa multinacional de grande porte no Brasil e no exterior.

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Lucedile Antunes

Apaixonada pela evolução das pessoas provocando transformações na forma de agir e pensar Lucedile Antunes é especialista no desenvolvimento de soft skills que são as competências comportamentais, mentora, palestrante e fundadora da L. Antunes Consultoria & Coaching. Coautora de diversos livros e artigos sobre desenvolvimento humano e organizacional, dentre eles Coaching Mude seu Mindset, Profissional de Alta Performance e Bussola da Gestão e idealizadora do livro “Soft Skills – Competências essenciais para os novos tempos”, publicado pela Literare Books Internacional e reconhecido um Best-Seller em 2020 pela Revista VEJA. Coach com credenciamento internacional pelo International Coach Federation (ICF) e interventora da Human Code na ferramenta de mapeamento humano. Professora de cursos de especialização no IMT e na FEI.

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Luiz Barberini

Engenheiro Mecânico pela Escola de Engenharia Mauá, com Extensão em Transportes e MBA pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Pós-Graduações em Logística (Fundação Getúlio Vargas) e Gestão de Marketing (Fundação Dom Cabral).Certificado como Engenheiro de Qualidade pela American Society for Quality Control. Certified Production and Inventory Management (CPIM) pela American Production and Inventory Control Society (APICS). Certified Supply Chain Professional (CSCP) pela American Production and Inventory Control Society (APICS). 28 anos em atividades relacionadas à Cadeia de Abastecimento, Compras, Logística, Armazenagem, Distribuição, Exportação nas empresas Ford Motors Co., Rhodia AS, British American Tobacco/Souza Cruz, Pfizer Laboratories, Nycomed Pharma, Takeda Pharmaceutical e Merck, Sharp & Dohme. Durante alguns anos coordenou o comitê de transportes de produtos perigosos na ABIQUIM - Associação Brasileira das Indústrias Químicas. Atualmente atua como Gerente de Operações para Manufatura Externa América Latina, Bayer Healthcare. Há alguns anos vem atuando como palestrante internacional em eventos sobre Supply Chain nos Estados Unidos e Europa, além de professor e coordenador de cursos de Supply Chain em importantes escolas em São Paulo.

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Monica Aparecida de Sordi Martão

Doutora e mestre em Administração, com ênfase em Educação Corporativa pelo Centro Universitário FEI, pós-graduada em Consultoria Empresarial pela FIA/USP, graduada em Psicologia pela Universidade Metodista. Especialista em Coaching, Psicoterapia Positiva e Qualificada na ferramenta MBTI - Indicador de Preferências Psicológicas. Professora da pós-graduação (Desenvolvimento Humano, Coaching, Comunicação Interpessoal e Institucional), em instituições de ensino, como o Instituo Maua de Tecnologia, Centro Universitário da FEI, IPOG – Instituto de Pós Graduação de Goiânia,Franklin Covey do Brasil, Fundação Instituto de Administração FIA/USP, UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina, professora convidada da Fundação Getúlio Vargas em cursos in company, Sócia do Integra Desenvolvimento Humano, consultoria empresarial em Recursos Humanos, com foco em liderança e gestão, autoconhecimento e desenvolvimento de pessoas e equipes, comunicação interpessoal e empresarial, coaching pessoal e de grupo.

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Ricardo Balistiero

Doutor em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). É professor e Coordenador do Curso de Administração do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) e atua em projetos com ênfase em cenários econômicos, inflação, crise, taxa de juros, setor público, negócios internacionais e funding de projetos de infraestrutura.

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Wagner Novaes

Engenheiro Químico, com 18 anos de experiência em empresas multinacionais e consultorias. Possui MBA e é Lean Seis Sigma Master Black Belt.  Já atuo em diversas áreas desde Sistemas de Gestão, Melhoria Contínua, Produtividade e Competitividade, Due Dilligence e Processos de Internacionalização. É professor de MBA e pós graduação desde 2020.