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Início
Março de 2024
Horário

Segundas-feiras, das 19h às 22h30 e Sábados, das 8h30 às 12h30

Projetos e Operações Industriais Sustentáveis

Objetivo

O curso de Projetos e Operações Industriais Sustentáveis tem como foco a instrumentalização dos alunos para a implantação e gerenciamento de ações estratégicas de ESG, sigla em inglês para “environmental, social and corporative governance”.

As indústrias têm sido cada vez mais demandadas, tanto por seus clientes, quanto pelos investidores, pelo poder público e pela sociedade, para que as questões de sustentabilidade sejam traduzidas em ações concretas, tanto em projetos novos ou de adequação, quanto em suas operações produtivas e na aplicação de princípios de gestão.

Busca-se, dessa forma, não só proteger as organizações contra riscos de responsabilização socioambiental e de governança, além de custos de imagem, como também atrair novos investimentos.

Para isso, os profissionais do segmento industrial precisam conhecer esses novos desafios e compreender como enfrentá-los, tendo em mente que essa será uma nova e crescente realidade no ambiente de negócios.

O curso de Especialização em Projetos e Operações Industriais Sustentáveis é composto por três módulos de 120 horas cada: Operações Sustentáveis na Indústria (120 h), Estratégias em Gestão Industrial  (120 h) e Gerenciamento de Projetos Industriais (120 h).

Público-Alvo

Profissionais que desejem adquirir conhecimentos para implantar/gerenciar projetos e operações que atendam os requisitos de sustentabilidade, dentro da estratégia de diferenciação das organizações baseada nos princípios ESG.

Diferencial

Especialização ministrada por profissionais com larga experiência e vivência dos temas abordados em grandes organizações e por docentes do meio acadêmico pesquisadores em conceitos de sustentabilidade. A formatação em módulos possibilita a personalização do aprendizado de acordo com as necessidades do participante e aborda os conceitos de sustentabilidade em vertentes distintas.

Carga Horária

360

Matrícula

Os valores correspondentes aos descontos por períodos serão concedidos de acordo com a data de pagamento da taxa de Reserva

Até 31 de outubro R$ 1.335,00
Até 30 de novembro R$ 1.420,00 
Até 31 de dezembro R$ 1.510,00 
Após 31 de dezembro R$ 1.780,00   

Descontos

Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2023: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)

Descontos somente sobre as 05 parcelas.

Investimento

Matricula + 5 parcelas de R$ 1.780,00*
Condições especiais para ex-alunos, grupos e empresas conveniadas

*Investimento por módulo (120 horas)

Taxa de Reserva: R$ 300,00

O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.

São Caetano do Sul

Curso In Company Mais Informações

Coordenadores

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Antonio Carlos Dantas Cabral
Doutor em Engenharia de Produção pela USP. Mestre em Food Science - RUTGERS - The State University of New Jersey. MBA em Marketing pela FGV. Engenheiro de Alimentos pela Unicamp. Experiência como gestor de desenvolvimento de sistemas de embalagem em grandes empresas de bens de consumo: Refinações de Milho Brasil, Bunge e Unilever. Participação ativa na criação do Centro de Tecnologia de Embalagem (CETEA) do ITAL, em Campinas. Na Mauá, desde 1989, foi professor e coordenador do curso de Engenharia de Produção e atualmente é coordenador e professor de cursos de Pós-graduação em Indústria 4.0 e Engenharia de Embalagem.
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Arnaldo Silva Neto
Engenheiro eletricista. Mestre em Gestão da Qualidade pela Unicamp. MBA em Negócios de Energia pela Fundação Dom Cabral e Desenvolvimento de Lideranças pela University of Virginia. Atuou no setor elétrico em cargos Gerenciais e Executivos.
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Danilo Piccolo Silva
Mestre em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Mauá. Especialista em Engenharia Açucareira pelo Audubon Sugar Institute (EUA). MBA em Gestão de Projetos pela FGV. Engenheiro de Alimentos pela Mauá. Sócio-Diretor da Reunion Engenharia.

Módulos de cursos



Design Thinking para o desenvolvimento de produtos e processos
12h
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Design Thinking: conceito e aplicações na identificação de causas e consequências das dificuldades do cotidiano. Uso da ferramenta na busca de alternativas para: a) desenvolver produtos, com o foco em atender aos anseios dos consumidores; b) aprimorar processos, alinhando as operações à estratégia da empresa que, em última análise também é atender aos consumidores. O pensamento fuzzy versus o pensamento linear.  O conhecimento profundo dos produtos e processos como alicerce para a implantação das etapas do processo de Design Thinking. Estudos de casos.

Economia empresarial
12h
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A disciplina procura analisar as principais variáveis da economia, tais como moeda e inflação, estruturas de mercado, a influência da taxa de câmbio nos preços, a importância da taxa de juros para o crédito, política fiscal e monetária, análise econômica de empresas, o cenário macroeconômico internacional e sua influência sobre o ambiente de negócios, além da discussão sobre a formação de preços, da oferta e demanda de recursos e a aplicação do conceito de elasticidade

ESG- Enviromental, Social and Corporate Governance
8h
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Fundamentos de ESG. ESG e sua aplicação em gestão organizacional. Tripé de ESG (TBL). Visão dos gestores em relação à relevância de ESG. Economia circular versus economia linear. Como agregar valor por meio de ESG. ESG e Brand Equity.

Estratégias de empresas
12h
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O objetivo dessa disciplina é apresentar e discutir estratégias competitivas empresariais e a construção de vantagens que permitam à organização enfrentar as forças concorrenciais do mercado. Também será trabalhado a aplicação dos conceitos abordados em aula para a construção de um plano estratégico pessoal

Ferramentas de gestão para o desenvolvimento de equipes
8h
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Nesta disciplina iremos apresentar e aplicar as principais ferramentas técnicas para o desenvolvimento das habilidades e competências das equipes de trabalho na busca da excelência, além de praticar a aplicação dessas ferramentas por meio de estudo de caso.

Gestão da cadeia de suprimentos
12h
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Critérios e indicadores de gestão e governança e análise crítica do papel dos atores nas cadeias de suprimentos. Estratégias e sinergias para distribuir o valor gerado pelas operações de forma equânime entre esses atores. Identificação e análise crítica dos impactos ambientais causados pelas operações na cadeia de suprimentos e apresentação de sugestões para reduzi-los. Estudo de casos.

Gestão de projetos ágeis
8h
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Abordar de maneira prática as metodologias ágeis de gestão de projetos mais utilizadas no mercado, como o Scrum. Foco em desenvolvimento de novos produtos/ processos industriais e em projetos com conhecimento limitado do escopo e ambientes propensos a mudanças.

Gestão estratégica da qualidade para melhoria de processos
16h
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O objetivo da disciplina é desenvolver habilidades e competências para que os alunos possam gerenciar os conceitos de qualidade de forma estratégica, abordando aspectos relacionados à melhoria de processos tais como: evolução dos conceitos de qualidade, estratégia Seis Sigma, Lean Manufacturing, planejamento de experimentos e controle estatístico de processos.

Lideranças de pessoas e equipes
16h
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A disciplina tem como objetivo principal capacitar os participantes na prática da liderança, e para isso serão apresentadas, discutidas e exercitadas as principais competências em liderança, tais como: comunicação, trabalho em equipe, gestão de pessoas, além de trabalharmos o autoconhecimento, por meio de ferramentas de assessment utilizadas pelas principais empresas do mercado.

Marketing: estratégias para definição de mercado e viabilidade econômica de novos produtos
12h
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A disciplina aborda os seguintes conceitos: a) Marketing e mercado; b) Gestão B2B/B2C e estratégias de mercado: aspectos técnicos, práticos e psicológicos da construção de marca, agregação de valor e diferenciação pelos serviços, análise conceitual e técnica do ciclo de vida dos produtos e variáveis relacionadas às percepções dos consumidores; c)Identificação do modelo de negócio inicial para o lançamento de novos produtos, estrutura de custos, precificação e análise de viabilidade aplicando a estrutura de uma demonstração de resultado do exercício (DRE) e retorno sobre o investimento (Payback).

Planejamento estratégico, indicadores de gestão e Balance Score Card
12h
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Nessa disciplina serão abordados os conceitos de planejamento estratégico e a gestão estratégica nas organizações. O planejamento será tratado em um formato de gestão operacional, tática e estratégica. Serão tratados os conceitos de medição de desempenho organizacional por meio de indicadores, Key Goal Indicators KGIs e Key Performance Indicators KPIs e os modelos de relacionamentos baseados em Balance Score Card BSC.

Análise de Viabilidade em Projetos
28h
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Abordar aspectos estratégicos da análise de viabilidade econômica de projetos industriais, partindo dos conceitos de matemática financeira, custos empresariais, projeção de resultados financeiros, análise de sensibilidade.

Aspectos Legais e Ambientais no Desenvolvimento de Projetos
16h
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Compreender procedimentos legais e ambientais envolvidos na implantação de projetos, abordando  preparação e gestão de contratos, responsabilidade civil e licenciamento ambiental de empreendimentos.

Estimativas de Custos em Projetos
8h
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Apresentar metodologias práticas e eficazes para levantamento de custos em projetos, técnicas para estimativas, estabelecimentos de premissas para o levantamento, acompanhamento orçamentário, probabilidades de desvio.

Estudos de caso
8h
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Apresentação e discussão de casos.

Gerenciamento de Projetos Industriais
44h
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Abordar de maneira prática e objetiva os conceitos e melhores práticas em gestão de projetos preconizados no PMBoK do PMI. Apresentar os conceitos no formato base do PMBoK, discutidos e praticados com estudos de caso. Capacitar o aluno para qualificar-se para a certificação CAPM do PMI.

Métodos Ágeis de Gerenciamento de Projetos
16h
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Abordar de maneira prática as metodologias ágeis de gestão de projetos mais utilizadas no mercado, como o Scrum. Foco em desenvolvimento de novos produtos/ processos industriais e em projetos com conhecimento limitado do escopo e ambientes propensos a mudanças.

Aproveitamento e Valorização de Resíduos Sólidos Industriais
16h
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Abordagem do aproveitamento de resíduos sólidos industriais sob as perspectivas ambientais, gerenciais e de negócios.

Carbon Footprint
16h
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Conceitos sobre mercado de carbono, cálculo da pegada de carbono, certificações e comercialização

Custos na indústria
16h
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A disciplina visa instrumentalizar os alunos para aplicação dos principais sistemas de apuração de custos aplicáveis na indústria e para desenvolvimento de análises críticas que orientem gestão de custos que afetam a sustentabilidade dos negócios.

Estudo de caso
12h
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Apresentação e discussão de casos de sustentabilidade industrial, com a participação de representantes das maiores empresas brasileiras.

Geração de Valor- projetos de ecoeficiência e fontes de financiamento
16h
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A disciplina discute a sustentabilidade como estratégia competitiva para as empresas, a viabilidade de projetos de ecoeficiência e as fontes de financiamento.

Otimização de Recursos Hídricos na Indústria
12h
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Apresentação de tecnologias e métodos de redução e racionalização do consumo de água no ambiente industrial.

Otimização Energética na Indústria
16h
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Apresentação e discussão de questões voltadas à gestão da energia e à eficiência no uso desse insumo, visando a melhoria do rendimento energético e seu impacto econômico para a indústria.

Práticas de sustentabilidade e certificações
16h
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Questões práticas relativas aos sistemas de gestão da sustentabilidade, bem como as certificações de maior reconhecimento no mercado nacional e internacional.

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Afonso Carlos Braga

Possui MBA pela Warwick Business School/UK e com mestrado em Administração pela PUC/SP. Leciona Estratégias de Marketing na Pós Graduação no Insper e Empreendedorismo e Marketing na Graduação do Instituto Mauá de Tecnologia. Tem vinte e cinco anos de experiência profissional adquirida em empresas multinacionais como Gerente de Marketing na Unilever, Country Manager na Walt Disney Parks & Resorts e Diretor de Marketing na Accenture. Em 2004 foi convidado a participar do 'start up' do Burger King no Brasil com o desafio de construir uma nova marca a partir do zero. Na passagem pela divisão de Parques Temáticos da Disney conquistou no ano 2000 o prêmio Odyssey Awards da Travel Industry Association of America pela melhor campanha de marketing internacional ao consumidor com o Show da Disney no Rio “Millennium Laser Show.”

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Arnaldo Silva Neto

Engenheiro eletricista. Mestre em Gestão da Qualidade pela Unicamp. MBA em Negócios de Energia pela Fundação Dom Cabral e Desenvolvimento de Lideranças pela University of Virginia. Atuou no setor elétrico em cargos Gerenciais e Executivos.

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Daniel Valle

Especialista em Finanças Corporativas. Graduado em Administração. Atualmente é sócio da Dvalle Assessoria Financeira Ltda., Consultoria com ênfase em recuperação de empresas e avaliação de viabilidade de projetos.

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Danilo Piccolo Silva

Mestre em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Mauá. Especialista em Engenharia Açucareira pelo Audubon Sugar Institute (EUA). MBA em Gestão de Projetos pela FGV. Engenheiro de Alimentos pela Mauá. Sócio-Diretor da Reunion Engenharia.

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David Garcia Penof

Doutor em Administração pela USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Mestre em Administração (USCS) e Bacharel em Administração (IMES, atual USCS). Consultor na área de Gestão de Negócios a mais de 25 anos, desenvolvendo projetos em empresas nacionais e multinacionais. Coordenador do Curso de Engenharia de Produção do CEUN/IMT – Instituto Mauá de Tecnologia e professor convidado dos cursos de Pós-graduação do Centro Paula Souza, da Trevisan Escola de Negócios, da UNICAMP e da Steinbeiz de Berlim. Autor do livro “Gestão da produção e logística” editora Saraiva, 2013.

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Gabriela Sá Leitão de Mello

Engenheira Sanitarista pelo Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (2001) e Mestre em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2005). De agosto de 2007 a setembro de 2012, foi analista ambiental da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB, trabalhando nas áreas de qualidade de água e de licenciamento e fiscalização. De 2002 a 2015, foi professora do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia e, de 2005 a 2015, da Faculdade de Engenharia do Centro Universitário da Fundação Santo André. Lecionou disciplinas de graduação, como Introdução à Engenharia Ambiental, Poluição Ambiental e Saneamento, e de pós graduação. Em 2012 iniciou o doutorado na Faculdade de Saúde Pública da USP, cumpriu todos os créditos, mas trancou a matrícula em 2014 por motivo de mudança de país. Em 2015, lecionou em duas universidades do Peru: Pontificia Universidad del Peru - PUCP e Universidad Científica del Sur. Em 2016, regressou ao Brasil e foi contratada pela consultoria ambiental Golder Associates, para atuar como Especialista em Qualidade de Água Sênior, no projeto da Samarco e, posteriormente, da Fundação Renova. Em 2017, voltou a lecionar no Instituto Mauá de Tecnologia. Em 2017 e em 2018 e 2019, atuou como docente externa no curso Monitoramento, Geração de Índices e Diagnóstico da Qualidade da Água, realizado na Escola Superior da CETESB, em um convênio entre UNESCO e ANA.

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José Carlos Ferrante

Pós - graduado stricto sensu em administração de empresas através do curso de Mestrado Acadêmico em Administração desenvolvido pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS realizado no Brasil. Pós - graduado lato sensu em administração de empresas através do curso MBA em Business Administration desenvolvido pela New York University realizado nos Estados Unidos. Professor pleno no Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia em São Paulo - SP. Experiência profissional como executivo em várias empresas privadas de ponta no mercado brasileiro. Nos últimos anos foi executivo da Philips do Brasil exercendo a função de diretor de supply chain management da Business Unit Lighting empresa multinacional de grande porte no Brasil e no exterior.

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João Bassa

Mestre em Administração Industrial pela FGV/Columbia University. Especialista na Carnegie Mellon University e Harvard Business School. Engenheiro Eletricista pela UNICAMP. Membro do “International Society of Automation Advisory Board” e Diretor da ISA Brasil.

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Juliana Gonçalves da Cunha

Especialista em Direito Empresarial pelo Mackenzie. Graduada em Direito pela São Judas Tadeu. Atua em assessoria de empresas de engenharia nas áreas do Direito Civil, Contratos, Responsabilidade Civil e Direito do Trabalho.

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Lucedile Antunes

Apaixonada pela evolução das pessoas provocando transformações na forma de agir e pensar Lucedile Antunes é especialista no desenvolvimento de soft skills que são as competências comportamentais, mentora, palestrante e fundadora da L. Antunes Consultoria & Coaching. Coautora de diversos livros e artigos sobre desenvolvimento humano e organizacional, dentre eles Coaching Mude seu Mindset, Profissional de Alta Performance e Bussola da Gestão e idealizadora do livro “Soft Skills – Competências essenciais para os novos tempos”, publicado pela Literare Books Internacional e reconhecido um Best-Seller em 2020 pela Revista VEJA. Coach com credenciamento internacional pelo International Coach Federation (ICF) e interventora da Human Code na ferramenta de mapeamento humano. Professora de cursos de especialização no IMT e na FEI.

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Luiz Barberini

Engenheiro Mecânico pela Escola de Engenharia Mauá, com Extensão em Transportes e MBA pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Pós-Graduações em Logística (Fundação Getúlio Vargas) e Gestão de Marketing (Fundação Dom Cabral).Certificado como Engenheiro de Qualidade pela American Society for Quality Control. Certified Production and Inventory Management (CPIM) pela American Production and Inventory Control Society (APICS). Certified Supply Chain Professional (CSCP) pela American Production and Inventory Control Society (APICS). 28 anos em atividades relacionadas à Cadeia de Abastecimento, Compras, Logística, Armazenagem, Distribuição, Exportação nas empresas Ford Motors Co., Rhodia AS, British American Tobacco/Souza Cruz, Pfizer Laboratories, Nycomed Pharma, Takeda Pharmaceutical e Merck, Sharp & Dohme. Durante alguns anos coordenou o comitê de transportes de produtos perigosos na ABIQUIM - Associação Brasileira das Indústrias Químicas. Atualmente atua como Gerente de Operações para Manufatura Externa América Latina, Bayer Healthcare. Há alguns anos vem atuando como palestrante internacional em eventos sobre Supply Chain nos Estados Unidos e Europa, além de professor e coordenador de cursos de Supply Chain em importantes escolas em São Paulo.

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Monica Aparecida de Sordi Martão

Doutora e mestre em Administração, com ênfase em Educação Corporativa pelo Centro Universitário FEI, pós-graduada em Consultoria Empresarial pela FIA/USP, graduada em Psicologia pela Universidade Metodista. Especialista em Coaching, Psicoterapia Positiva e Qualificada na ferramenta MBTI - Indicador de Preferências Psicológicas. Professora da pós-graduação (Desenvolvimento Humano, Coaching, Comunicação Interpessoal e Institucional), em instituições de ensino, como o Instituo Maua de Tecnologia, Centro Universitário da FEI, IPOG – Instituto de Pós Graduação de Goiânia,Franklin Covey do Brasil, Fundação Instituto de Administração FIA/USP, UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina, professora convidada da Fundação Getúlio Vargas em cursos in company, Sócia do Integra Desenvolvimento Humano, consultoria empresarial em Recursos Humanos, com foco em liderança e gestão, autoconhecimento e desenvolvimento de pessoas e equipes, comunicação interpessoal e empresarial, coaching pessoal e de grupo.

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Ricardo Balistiero

Doutor em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). É professor e Coordenador do Curso de Administração do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) e atua em projetos com ênfase em cenários econômicos, inflação, crise, taxa de juros, setor público, negócios internacionais e funding de projetos de infraestrutura.

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Sandra Bergamini Leonardo

Doutoranda em Administração pela USCS com ênfase em Relacionamentos Interorganizacionais em agronegócio. Mestre em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Mauá. Graduada em Ciências Contábeis pela São Judas.

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Wagner Novaes

Engenheiro Químico, com 18 anos de experiência em empresas multinacionais e consultorias. Possui MBA e é Lean Seis Sigma Master Black Belt.  Já atuo em diversas áreas desde Sistemas de Gestão, Melhoria Contínua, Produtividade e Competitividade, Due Dilligence e Processos de Internacionalização. É professor de MBA e pós graduação desde 2020.