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Início
Março de 2024
Horário

Segundas-feiras, das 19h às 22h30 e Sábados, das 8h30 às 12h30

Sustentabilidade no Ambiente Industrial

O curso de Sustentabilidade no Ambiente Industrial é motivado pela crescente discussão em relação ao tema e pelo aumento significativo de ações sustentáveis em relação à preservação do meio ambiente.

As indústrias têm buscado um maior número de alternativas sustentáveis para reduzir os impactos ambientais decorrentes do modelo operacional vigente ao longo das últimas décadas.

Reciclagem de produtos, desenvolvimento de novas políticas, uso consciente de materiais e adoção do modelo de gestão baseado nos conceitos de Economia Circular são exemplos típicos de mudanças pelas quais a sociedade e o ambiente industrial passarão em um curto espaço de tempo

O curso de Especialização em Sustentabilidade no Ambiente Industrial é composto por três módulos de 120 horas cada: Green e Circular Economy (120 h), Operações Sustentáveis na Indústria (120 h) e Estratégias em Gestão Industrial (120 h).

Objetivo

O curso de Sustentabilidade no Ambiente Industrial tem por objetivo principal capacitar os participantes a atuar em ambientes voltados à gestão ambiental e sustentabilidade nas organizações dos mais diferentes setores.

Público-Alvo

Profissionais dos mais diversos setores que desejem adquirir, atualizar e/ou aprimorar conhecimentos relacionados a sustentabilidade, green e circular economy.

Diferencial

Especialização ministrada por profissionais com larga experiência e vivência dos temas abordados em grandes organizações e por docentes do meio acadêmico pesquisadores em conceitos de sustentabilidade. A formatação em módulos possibilita a personalização do aprendizado de acordo com as necessidades do participante e aborda os conceitos de sustentabilidade em três vertentes distintas.

Carga Horária

360

Matrícula

Os valores correspondentes aos descontos por períodos serão concedidos de acordo com a data de pagamento da taxa de Reserva

Até 31 de outubro R$ 1.335,00
Até 30 de novembro R$ 1.420,00 
Até 31 de dezembro R$ 1.510,00 
Após 31 de dezembro R$ 1.780,00   

Descontos

Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2023: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)

Descontos somente sobre as 05 parcelas.

Investimento

Matricula + 5 parcelas de R$ 1.780,00*
Condições especiais para ex-alunos, grupos e empresas conveniadas

*Investimento por módulo (120 horas)

Taxa de Reserva: R$ 300,00

O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.

São Caetano do Sul

Curso In Company Mais Informações

Coordenadores

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Antonio Carlos Dantas Cabral
Doutor em Engenharia de Produção pela USP. Mestre em Food Science - RUTGERS - The State University of New Jersey. MBA em Marketing pela FGV. Engenheiro de Alimentos pela Unicamp. Experiência como gestor de desenvolvimento de sistemas de embalagem em grandes empresas de bens de consumo: Refinações de Milho Brasil, Bunge e Unilever. Participação ativa na criação do Centro de Tecnologia de Embalagem (CETEA) do ITAL, em Campinas. Na Mauá, desde 1989, foi professor e coordenador do curso de Engenharia de Produção e atualmente é coordenador e professor de cursos de Pós-graduação em Indústria 4.0 e Engenharia de Embalagem.
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Arnaldo Silva Neto
Engenheiro eletricista. Mestre em Gestão da Qualidade pela Unicamp. MBA em Negócios de Energia pela Fundação Dom Cabral e Desenvolvimento de Lideranças pela University of Virginia. Atuou no setor elétrico em cargos Gerenciais e Executivos.
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Danilo Piccolo Silva
Mestre em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Mauá. Especialista em Engenharia Açucareira pelo Audubon Sugar Institute (EUA). MBA em Gestão de Projetos pela FGV. Engenheiro de Alimentos pela Mauá. Sócio-Diretor da Reunion Engenharia.
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João de Sá Brasil Lima
Engenheiro Mecânico, Doutor em Engenharia Mecânica e Pós-Doutorado em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor Assistente do Instituto Mauá de Tecnologia e Coordenador da Célula de Energia e Fluidos. Pesquisador do Grupo de Energias Renováveis, Meio Ambiente e Sustentabilidade do Instituto Mauá de Tecnologia. Avaliador de cursos superiores de Engenharia da Quero Educação/Estadão. Elaborador e revisor de itens para o ENADE - INEP/MEC. Autor de livros e materiais didáticos para alunos dos ensinos fundamental, médio e superior.

Módulos de cursos



Design Thinking para o desenvolvimento de produtos e processos
12h
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Design Thinking: conceito e aplicações na identificação de causas e consequências das dificuldades do cotidiano. Uso da ferramenta na busca de alternativas para: a) desenvolver produtos, com o foco em atender aos anseios dos consumidores; b) aprimorar processos, alinhando as operações à estratégia da empresa que, em última análise também é atender aos consumidores. O pensamento fuzzy versus o pensamento linear.  O conhecimento profundo dos produtos e processos como alicerce para a implantação das etapas do processo de Design Thinking. Estudos de casos.

Economia empresarial
12h
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A disciplina procura analisar as principais variáveis da economia, tais como moeda e inflação, estruturas de mercado, a influência da taxa de câmbio nos preços, a importância da taxa de juros para o crédito, política fiscal e monetária, análise econômica de empresas, o cenário macroeconômico internacional e sua influência sobre o ambiente de negócios, além da discussão sobre a formação de preços, da oferta e demanda de recursos e a aplicação do conceito de elasticidade

ESG- Enviromental, Social and Corporate Governance
8h
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Fundamentos de ESG. ESG e sua aplicação em gestão organizacional. Tripé de ESG (TBL). Visão dos gestores em relação à relevância de ESG. Economia circular versus economia linear. Como agregar valor por meio de ESG. ESG e Brand Equity.

Estratégias de empresas
12h
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O objetivo dessa disciplina é apresentar e discutir estratégias competitivas empresariais e a construção de vantagens que permitam à organização enfrentar as forças concorrenciais do mercado. Também será trabalhado a aplicação dos conceitos abordados em aula para a construção de um plano estratégico pessoal

Ferramentas de gestão para o desenvolvimento de equipes
8h
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Nesta disciplina iremos apresentar e aplicar as principais ferramentas técnicas para o desenvolvimento das habilidades e competências das equipes de trabalho na busca da excelência, além de praticar a aplicação dessas ferramentas por meio de estudo de caso.

Gestão da cadeia de suprimentos
12h
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Critérios e indicadores de gestão e governança e análise crítica do papel dos atores nas cadeias de suprimentos. Estratégias e sinergias para distribuir o valor gerado pelas operações de forma equânime entre esses atores. Identificação e análise crítica dos impactos ambientais causados pelas operações na cadeia de suprimentos e apresentação de sugestões para reduzi-los. Estudo de casos.

Gestão de projetos ágeis
8h
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Abordar de maneira prática as metodologias ágeis de gestão de projetos mais utilizadas no mercado, como o Scrum. Foco em desenvolvimento de novos produtos/ processos industriais e em projetos com conhecimento limitado do escopo e ambientes propensos a mudanças.

Gestão estratégica da qualidade para melhoria de processos
16h
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O objetivo da disciplina é desenvolver habilidades e competências para que os alunos possam gerenciar os conceitos de qualidade de forma estratégica, abordando aspectos relacionados à melhoria de processos tais como: evolução dos conceitos de qualidade, estratégia Seis Sigma, Lean Manufacturing, planejamento de experimentos e controle estatístico de processos.

Lideranças de pessoas e equipes
16h
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A disciplina tem como objetivo principal capacitar os participantes na prática da liderança, e para isso serão apresentadas, discutidas e exercitadas as principais competências em liderança, tais como: comunicação, trabalho em equipe, gestão de pessoas, além de trabalharmos o autoconhecimento, por meio de ferramentas de assessment utilizadas pelas principais empresas do mercado.

Marketing: estratégias para definição de mercado e viabilidade econômica de novos produtos
12h
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A disciplina aborda os seguintes conceitos: a) Marketing e mercado; b) Gestão B2B/B2C e estratégias de mercado: aspectos técnicos, práticos e psicológicos da construção de marca, agregação de valor e diferenciação pelos serviços, análise conceitual e técnica do ciclo de vida dos produtos e variáveis relacionadas às percepções dos consumidores; c)Identificação do modelo de negócio inicial para o lançamento de novos produtos, estrutura de custos, precificação e análise de viabilidade aplicando a estrutura de uma demonstração de resultado do exercício (DRE) e retorno sobre o investimento (Payback).

Planejamento estratégico, indicadores de gestão e Balance Score Card
12h
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Nessa disciplina serão abordados os conceitos de planejamento estratégico e a gestão estratégica nas organizações. O planejamento será tratado em um formato de gestão operacional, tática e estratégica. Serão tratados os conceitos de medição de desempenho organizacional por meio de indicadores, Key Goal Indicators KGIs e Key Performance Indicators KPIs e os modelos de relacionamentos baseados em Balance Score Card BSC.

Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis
12h
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Novas economias e sua relação com o consumo: abordagens envolvendo economia circular, economia compartilhada, economia criativa, logística reversa, insumos biodegradáveis e o papel da Química Verde na viabilização de materiais mais sustentáveis. Indústria sustentável – fontes renováveis, tecnologias verdes e energia limpa: o uso de biomassa, Biotecnologia, biomateriais, energias alternativas e Química Verde na fabricação de produtos sustentáveis. Consumo consciente – Marketing Verde e consumidor consciente: o papel do consumidor e do Marketing Verde como agente de transformação da economia, no estabelecimento e fortalecimento dos elos entre desenvolvimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental.

Desenvolvimento Sustentável: Economia Verde e Economia Circular
16h
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Aborda a relevância das práticas econômicas, sociais e ambientais e suas relações com as culturas locais e globais para a Agenda 2030 e os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). Como a gestão das operações pode integrar a economia verde e circular. Os desafios da descarbonização, a complexidade e a demanda por uma visão sistêmica para abarcar as diversidades regionais e todas as partes interessadas. Ferramentas utilizadas para implementar a Economia Verde e Circular. O uso de ferramentas de Simulação dinâmica para implementar a economia verde e circular.

Gestão de Modelos de Negócios e Empreendedorismo Circular
12h
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Os principais arquétipos de modelos de negócio que podem implementar a circularidade, principais ferramentas e design circulares. A gestão empreendedora na economia circular. Como empreender com circularidade e quais as oportunidades de empreendedorismo circular.

Gestão de Operações e Cadeias de Suprimentos Circular
12h
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Quais são os processos que podem ser implementados nas operações para promover a circularidade e atingir os objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Quais são as estratégias de desenvolvimento de produtos para circularidade e desenvolvimento sustentável. Quais os tipos e configurações de cadeias de suprimentos podem implementar a economia circular. Como e quais ferramentas as empresas podem utilizar para gestão/orquestração das cadeias de suprimentos circulares.

Gestão Estratégica de Indicadores de Sustentabilidade e Circularidade
12h
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Os conceitos de ESG / Objetivos de desenvolvimento sustentável / Sistemas de gestão / Como implementar indicadores de sustentabilidade e circularidade nas empresas com base no (BOM) Bill of Material, dos produtos. Como preparar a organização para implementar Normas Internacionais como a BSI 8001 e a ISO TC 323.

Gestão Estratégica e da Inovação para Economia Circular
12h
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Ecossistemas de inovação para a promoção da economia circular, desenvolvimento sustentável, para gestão de bens de uso comum e ciclos de restauração e regeneração. A Difusão das Inovações por meio de estruturas de redes e sistemas complexos adaptativos na economia circular.

Indústria 4.0 - Manufatura Inteligente Impulsionando a Economia Circular
12h
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Trabalha os conceitos de como tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, tais como: Manufatura Aditiva (3D Printing) , Internet das Coisas (IoT), Blockchain, Computação em Nuvem, Big Data Analytics, Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, Cloud Computing, entre outras podem promover a Economia Circular.

Introdução à Análise do Ciclo de Vida de Produtos e Processos
16h
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Introdução ao tema: formas de interações entre sistemas antrópicos e o meio ambiente. Conceito de Sustentabilidade: Triple Bottom Line (TBL): análises individuais e coletivas das dimensões ambiental, econômica e social do TBL. Avaliação do Ciclo de Vida (ACV): definição de objetivo e escopo, análise de inventário, avaliação do impacto do ciclo de vida e interpretação. Softwares e bancos de dados de ACV. Modelagem do ciclo de vida de produtos utilizando softwares e bancos de dados de ACV.

Marketing e Consumo Sustentável
16h
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Conceitos de marketing e mercado, marketing nas empresas e definições de marketing. Conceitos de produto, gestão B2B e B2C e estratégias de mercado, aspectos técnicos e práticos na construção de marcas que agregam valor e diferenciação ao negócio. Conceitos de sustentabilidade e seus impactos no negócio, no marketing e no planejamento estratégico fundamentado em tendências, como por exemplo, E.S.G.

Aproveitamento e Valorização de Resíduos Sólidos Industriais
16h
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Abordagem do aproveitamento de resíduos sólidos industriais sob as perspectivas ambientais, gerenciais e de negócios.

Carbon Footprint
16h
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Conceitos sobre mercado de carbono, cálculo da pegada de carbono, certificações e comercialização

Custos na indústria
16h
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A disciplina visa instrumentalizar os alunos para aplicação dos principais sistemas de apuração de custos aplicáveis na indústria e para desenvolvimento de análises críticas que orientem gestão de custos que afetam a sustentabilidade dos negócios.

Estudo de caso
12h
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Apresentação e discussão de casos de sustentabilidade industrial, com a participação de representantes das maiores empresas brasileiras.

Geração de Valor- projetos de ecoeficiência e fontes de financiamento
16h
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A disciplina discute a sustentabilidade como estratégia competitiva para as empresas, a viabilidade de projetos de ecoeficiência e as fontes de financiamento.

Otimização de Recursos Hídricos na Indústria
12h
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Apresentação de tecnologias e métodos de redução e racionalização do consumo de água no ambiente industrial.

Otimização Energética na Indústria
16h
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Apresentação e discussão de questões voltadas à gestão da energia e à eficiência no uso desse insumo, visando a melhoria do rendimento energético e seu impacto econômico para a indústria.

Práticas de sustentabilidade e certificações
16h
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Questões práticas relativas aos sistemas de gestão da sustentabilidade, bem como as certificações de maior reconhecimento no mercado nacional e internacional.

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Afonso Carlos Braga

Possui MBA pela Warwick Business School/UK e com mestrado em Administração pela PUC/SP. Leciona Estratégias de Marketing na Pós Graduação no Insper e Empreendedorismo e Marketing na Graduação do Instituto Mauá de Tecnologia. Tem vinte e cinco anos de experiência profissional adquirida em empresas multinacionais como Gerente de Marketing na Unilever, Country Manager na Walt Disney Parks & Resorts e Diretor de Marketing na Accenture. Em 2004 foi convidado a participar do 'start up' do Burger King no Brasil com o desafio de construir uma nova marca a partir do zero. Na passagem pela divisão de Parques Temáticos da Disney conquistou no ano 2000 o prêmio Odyssey Awards da Travel Industry Association of America pela melhor campanha de marketing internacional ao consumidor com o Show da Disney no Rio “Millennium Laser Show.”

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Antonio Carlos Braz

Doutorando e Mestre em Administração de Operações pela Universidade de São Paulo. MBA Executivo Internacional em Gestão de Projetos pela FGV. Especialização em Inovação pelo MIT e em Gestão de Projetos pela Universidade da California. Graduado em Química pelas Universidades de Guarulhos e UFSCar. Mais de 25 anos de experiência profissional como gerente e diretor em empresas multinacionais da Indústria Química, Automotiva e Eletrônica, atuando nas áreas de Gestão de Operações, Novos Projetos, Inteligência de Negócios e Compras. Atua no Instituto Mauá de Tecnologia desde 2019 e na FIA/USP desde 2021 como professor convidado. É consultor na área de gestão de operações sustentáveis e estratégia de novos projetos.

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Arnaldo Silva Neto

Engenheiro eletricista. Mestre em Gestão da Qualidade pela Unicamp. MBA em Negócios de Energia pela Fundação Dom Cabral e Desenvolvimento de Lideranças pela University of Virginia. Atuou no setor elétrico em cargos Gerenciais e Executivos.

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Carlos Alberto Di Agustini

Doutor em engenharia de produção, mestre em administração e pós-graduado em finanças pela New York University (Stern) e University of California (UCLA). Foi CEO de empresa financeira da Volkswagen, executivo do Banco Itaú e da Caterpillar. É autor de diversos livros na área de finanças e mercado de capitais, professor do Instituto Mauá de Tecnologia e da FGV. Atua como membro de conselho de administração.

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David Garcia Penof

Doutor em Administração pela USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Mestre em Administração (USCS) e Bacharel em Administração (IMES, atual USCS). Consultor na área de Gestão de Negócios a mais de 25 anos, desenvolvendo projetos em empresas nacionais e multinacionais. Coordenador do Curso de Engenharia de Produção do CEUN/IMT – Instituto Mauá de Tecnologia e professor convidado dos cursos de Pós-graduação do Centro Paula Souza, da Trevisan Escola de Negócios, da UNICAMP e da Steinbeiz de Berlim. Autor do livro “Gestão da produção e logística” editora Saraiva, 2013.

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Giovanna Lovato

Possui graduação em Engenharia Química pelo Instituto Mauá de Tecnologia (2011), é Mestre (2014) e Doutora (2018) em Ciências pelo Programa de Engenharia Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. Realizou parte de seu doutorado na Universidade Técnica da Dinamarca (DTU). Tem pós-doutorado pela Universidade de São Paulo e experiência profissional em pesquisa, na área de conhecimento Engenharia de Processos Biológicos, com ênfase em processos aplicados ao tratamento de águas residuárias e biorrefinarias. Atualmente é Professora e Pesquisadora no IMT.

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José Carlos Ferrante

Pós - graduado stricto sensu em administração de empresas através do curso de Mestrado Acadêmico em Administração desenvolvido pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS realizado no Brasil. Pós - graduado lato sensu em administração de empresas através do curso MBA em Business Administration desenvolvido pela New York University realizado nos Estados Unidos. Professor pleno no Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia em São Paulo - SP. Experiência profissional como executivo em várias empresas privadas de ponta no mercado brasileiro. Nos últimos anos foi executivo da Philips do Brasil exercendo a função de diretor de supply chain management da Business Unit Lighting empresa multinacional de grande porte no Brasil e no exterior.

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Lucedile Antunes

Apaixonada pela evolução das pessoas provocando transformações na forma de agir e pensar Lucedile Antunes é especialista no desenvolvimento de soft skills que são as competências comportamentais, mentora, palestrante e fundadora da L. Antunes Consultoria & Coaching. Coautora de diversos livros e artigos sobre desenvolvimento humano e organizacional, dentre eles Coaching Mude seu Mindset, Profissional de Alta Performance e Bussola da Gestão e idealizadora do livro “Soft Skills – Competências essenciais para os novos tempos”, publicado pela Literare Books Internacional e reconhecido um Best-Seller em 2020 pela Revista VEJA. Coach com credenciamento internacional pelo International Coach Federation (ICF) e interventora da Human Code na ferramenta de mapeamento humano. Professora de cursos de especialização no IMT e na FEI.

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Luiz Barberini

Engenheiro Mecânico pela Escola de Engenharia Mauá, com Extensão em Transportes e MBA pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Pós-Graduações em Logística (Fundação Getúlio Vargas) e Gestão de Marketing (Fundação Dom Cabral).Certificado como Engenheiro de Qualidade pela American Society for Quality Control. Certified Production and Inventory Management (CPIM) pela American Production and Inventory Control Society (APICS). Certified Supply Chain Professional (CSCP) pela American Production and Inventory Control Society (APICS). 28 anos em atividades relacionadas à Cadeia de Abastecimento, Compras, Logística, Armazenagem, Distribuição, Exportação nas empresas Ford Motors Co., Rhodia AS, British American Tobacco/Souza Cruz, Pfizer Laboratories, Nycomed Pharma, Takeda Pharmaceutical e Merck, Sharp & Dohme. Durante alguns anos coordenou o comitê de transportes de produtos perigosos na ABIQUIM - Associação Brasileira das Indústrias Químicas. Atualmente atua como Gerente de Operações para Manufatura Externa América Latina, Bayer Healthcare. Há alguns anos vem atuando como palestrante internacional em eventos sobre Supply Chain nos Estados Unidos e Europa, além de professor e coordenador de cursos de Supply Chain em importantes escolas em São Paulo.

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Monica Aparecida de Sordi Martão

Doutora e mestre em Administração, com ênfase em Educação Corporativa pelo Centro Universitário FEI, pós-graduada em Consultoria Empresarial pela FIA/USP, graduada em Psicologia pela Universidade Metodista. Especialista em Coaching, Psicoterapia Positiva e Qualificada na ferramenta MBTI - Indicador de Preferências Psicológicas. Professora da pós-graduação (Desenvolvimento Humano, Coaching, Comunicação Interpessoal e Institucional), em instituições de ensino, como o Instituo Maua de Tecnologia, Centro Universitário da FEI, IPOG – Instituto de Pós Graduação de Goiânia,Franklin Covey do Brasil, Fundação Instituto de Administração FIA/USP, UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina, professora convidada da Fundação Getúlio Vargas em cursos in company, Sócia do Integra Desenvolvimento Humano, consultoria empresarial em Recursos Humanos, com foco em liderança e gestão, autoconhecimento e desenvolvimento de pessoas e equipes, comunicação interpessoal e empresarial, coaching pessoal e de grupo.

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Osvaldo Braz dos Santos Moderno

Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo na área de Gestão de Operações, possui graduação em Engenharia Mecânica pela FEI. Pós-graduação em Administração pela ESAN (FEI) e Marketing pela ESPM. Interesse de pesquisa nas áreas de Gestão de inovação e tecnologias de processos em operações. Possui mais de 25 anos de experiência profissional na liderança das principais áreas de operações, tais como: Gerenciamento e desenvolvimento de projetos e programas, Compras avançadas de projetos e desenvolvimento de fornecedores em multinacionais do setor automotivo. Atuou em gerenciamento de projetos da FIA/USP no projeto para a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), vinculada ao Ministério da Economia.

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Patricia Taeko

Administradora formada na Universidade Federal do Paraná, com pós- graduação em Sustainable Systems (2012) pela The University of Queensland, mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (2015) pela Universidade do Estado de Santa Catarina, doutorado em administração pela Universidade de São Paulo e pesquisadora-visitante na University of Surrey. Interesse em pesquisas sobre avaliações de impacto, abordagem sistêmica, empreendedorismo inovador e sustentabilidade. Possui mais de 13 anos de experiência em auditorias e indicadores socioambientais em diversas regiões no Brasil, Equador, Austrália e Nova Zelândia. Como consultora, atuou na gestão de projetos de planejamento territorial em riscos e desastres e laboratórios de planejamento colaborativo, além da implementação de indicadores de sustentabilidade em cadeias de fornecimento. Atualmente, é professora convidada na pós-graduação em Responsabilidade Social e Sustentabilidade do Senac.”

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Ricardo Balistiero

Doutor em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). É professor e Coordenador do Curso de Administração do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) e atua em projetos com ênfase em cenários econômicos, inflação, crise, taxa de juros, setor público, negócios internacionais e funding de projetos de infraestrutura.

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Ricardo Pedro

Ricardo Pedro é especialista em pesquisa e desenvolvimento de produtos. Doutor em Engenharia de Materiais pelo ITA, Mestre em Química pela USP, Especialista em Cosméticos pelas Faculdades Oswaldo Cruz, Especialista em Marketing pela ESPM, Especialista em Gestão de Projetos pelo Centro Universitário Fundação Santo André, Especialista em Perfumaria pelas Faculdades Oswaldo Cruz e Especialista em Biotecnologia pela Universidade Estadual de Maringá. Orientador de mais de 150 Trabalhos de Conclusão de Curso nas áreas de Microbiologia Aplicada, Boas Práticas de Fabricação e Controle, Marketing, Cosméticos, Saneantes, Tintas, Biocidas, Biotecnologia, Perfumaria, Produtos Naturais e Sustentabilidade. Experiência de 29 anos na indústria e como docente. Atualmente, atua como coordenador do curso de Tecnologia de Cosméticos da FATEC Diadema e coordenador de curso de Especialização em Tricologia Cosmética nas Faculdades Oswaldo Cruz.

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Wagner Novaes

Engenheiro Químico, com 18 anos de experiência em empresas multinacionais e consultorias. Possui MBA e é Lean Seis Sigma Master Black Belt.  Já atuo em diversas áreas desde Sistemas de Gestão, Melhoria Contínua, Produtividade e Competitividade, Due Dilligence e Processos de Internacionalização. É professor de MBA e pós graduação desde 2020.